Ryan Hreljac – O menino que tirou a sede de mais de 1 milhão de Africanos




Hreljac (Ottawa, 31 de maio de 1991 - Hoje tem 24 anos) é um canadense que aos seis anos começou a juntar dinheiro para as pessoas afetadas pela falta de água potável, e desde então tem realizado vários projetos na África.

A aula onde tudo começou

Com apenas seis anos, Ryan Hreljac estava assistindo uma aula na sua escola em Kemptville, Canadá, quando a professora disse que todos os anos milhares de crianças africanas ficavam doentes ou morriam por ingerir água contaminada. As condições de saneamento eram péssimas e as crianças tinham que andar vários quilômetros por dia para conseguir um pouco de água. Suja e escura, longe de ser potável.

Ryan se comoveu com a história, pois ele tinha água limpa a hora que quisesse, sem nenhum esforço, bastava abrir a torneira. Perguntou para sua professora qual o valor que precisaria para levar água para as crianças africanas e ela se lembrou da ONG WaterCan (http://www.watercan.com) que perfurava poços na África e que um poço pequeno deveria custar cerca de 70 dólares.

Ryan chegou todo animado em casa e disse para sua mãe, Susan, que precisava de 70 dólares para construir um poço para as crianças da África. Ela não lhe deu o dinheiro de imediato e informou que ele teria que fazer tarefas domésticas por um bom tempo para poder arrecadar esse valor. O pequeno garoto trabalhou durante 4 meses até conseguir o dinheiro. Isso o fez se sentir muito mais produtivo, participativo e ligado à causa do que se tivessem lhe dado a quantia logo de cara.

Ryan e sua mãe foram até a WaterCan, lá informaram ao garoto que somente a bomba manual custava 70 dólares! Para a perfuração do poço o valor era 2.000 dólares. Susan disse que não poderia lhe dar esse dinheiro, nem que ele fizesse tarefas domésticas a vida toda. Ryan falou que voltaria em breve com o dinheiro.

A energia e determinação de Ryan animaram vizinhos, irmãos e amigos. Todos se propuseram a trabalhar, vender produtos e conseguir doações. Em pouco tempo arrecadaram 700 dólares e a WaterCan prometeu que completaria o restante do valor.

"Eu adoro ouvir mais exemplos de pessoas que apenas fizeram o que elas queriam fazer e não ligaram se não iriam resolver o problema todo ou não iriam fazer o maior impacto sobre o mundo, mas foram ingênuas o suficiente para fazer o que eu fiz quando eu tinha seis anos. E é incrível o que pode acontecer ao longo do tempo."

O poço que beneficiou milhares de vidas

Em 1999, o tão almejado poço foi construído na Angolo Primary School, em Uganda, beneficiando milhares de pessoas com água potável. A história, porém, não termina aí. Essa foi apenas a realização de uma pequena parte do sonho de Ryan.

Depois da construção do poço, foi feita uma parceira entre a escola do Canadá (Holy Cross Public School ) e a de Uganda (Angolo Primary School), pela qual as crianças podiam trocar correspondências. Numa dessas correspondências Ryan conheceu Jimmy Akana, um garoto que antes da construção do poço tinha que andar oito quilômetros para buscar água imunda. O recipiente que Jimmy carregava era pequeno, tinha no máximo capacidade para 10 litros, assim ele tinha que fazer várias viagens para completar o pote que tinham em casa e só depois ir à escola.

Ryan ficou emocionado com o que Jimmy lhe contou. As correspondências já não eram suficientes: queria conhecê- lo pessoalmente, sentir a realidade dele e das outras crianças. Os pais de Ryan percebiam que mesmo com a construção do poço, o filho não parava e continuava dedicado, lutando por mais doações e com muito esforço financeiro lhe presentearam com uma viagem para Uganda.

Em 2000, Ryan, seus pais e o guia chegaram de caminhonete por uma estrada de terra ao pequeno vilarejo onde foi construído o poço. Ryan ficou surpreso, pois havia milhares de crianças enfileiradas batendo palmas para ele. Os líderes do aldeia levaram Ryan até o poço e lhe pediram pra ler o que estava escrito no concreto:

Link YouTube | A primeira visita ao primeiro poço: https://goo.gl/KOySr8

- Sabem meu nome? (Ryan perguntou a seu guia).

- Todo mundo que vive 100 quilômetros ao redor sabe seu nome, respondeu.

A Fundação “Poço de Ryan” tem apoiado projetos de água e saneamento que foram concluídas ou estão em curso em Uganda, Malawi, Nigéria, Quênia, Etiópia e Tanzânia. Ryan se reuniu com muita gente famosa em todo o mundo e foi até abençoado pelo Papa, mas ele insiste que é “apenas um cara normal.” Sua mãe, Susan, disse: “Ryan trata todo mundo que conhece, da mesma forma. Em seu coração não faz diferença se são primeiros-ministros, atendentes de posto de gasolina ou alunos da sétima série. Ele acredita, em seu coração que uma menina de 5 anos de Florida, que enviou 5 centavos com a realização de tarefas domésticas é tão importante quanto o homem que mandou de Dubai $ 5.000.“

Slater, um jovem repórter de 11 anos de idade do “jornalzinho” “My Hero” (Jornal Meu Herói), entrevistou Ryan.

My Hero: O que você aprendeu com o povo de África?

Ryan: “Eu aprendi que todos são iguais. Quando eu fui para Uganda, eu pedi para ir à escola por um dia. E eu realmente gostei de jogar futebol. As crianças em Uganda são crianças normais. É lamentável nascer em um país que não possui água potável, assim como temos na América do Norte.“

“Eu aprendi que cada criança precisa de certas coisas para serem saudáveis e felizes, não importando onde elas vivam. As crianças precisam de água limpa e saneamento. Elas precisam de comida para comer, precisam ser capazes de frequentar a escola e precisam de tempo para brincar e se divertir. Dessa forma, elas também poderiam ajudar o mundo“.

“O mundo é como um quebra-cabeça enorme, e nós todos temos de ser o engenheiro para perceber qual é o lugar para a nossa peça deste quebra-cabeça. Percebi que meu ajuste da peça é com água pura. Só espero que todo mundo saiba qual é o lugar para o seu pedaço do quebra-cabeça.“

My Hero: Se você tivesse a atenção do mundo por 5 minutos, o que você faria?

Ryan: “Se eu tivesse a atenção do mundo por 5 minutos, gostaria de pedir a todos para pensar sobre o quanto nós temos. No Canadá, temos muitas coisas. Assim, gostaria de pedir que as pessoas pensem sobre o que elas querem e do que elas realmente precisam. Peço-lhes para compartilhar um pouco, não importa onde elas vivam.“

“Peço a todos que acreditem em seus sonhos. Se você fizer isso, você pode fazer qualquer coisa.“

A família Hreljac ganha um novo membro

Jimmy Akana, o africano que conheceu Ryan na primeira viagem que ele fez para Uganda, estava passando por maus bocados. No dia 20 de outubro de 2002, no meio da noite, Jimmy foi sequestrado violentamente pela Lord's Resistance Army (LRA), um grupo rebelde que tentava derrubar o governo e que já tinha capturado mais de 20.000 crianças desde 1986, transformando crianças em soldados e forçando -as a matar e raptar pessoas do seu próprio povo.

Desde a visita para Uganda, em 2000, os pais de Ryan, Mark e Susan Hreljac enviavam para Jimmy, roupas, livros e dinheiro para escola. Por um momento Jimmy desanimou e pensou que nunca mais veria Ryan e os pais dele, mas pra quem enfrentou a sede durante anos, escapar não parecia ser tão impossível assim. Jimmy fugiu da cordas e correu. Os soldados deram vários tiros, mas ele conseguiu se esconder na floresta.

Jimmy estava sem teto e sozinho, quando se lembrou de Tom Omach, gerente de projetos, que cresceu perto da vila dele e que organizou a primeira viagem de Ryan para a África. Jimmy chegou a casa de Tom muito assustado e ele prontamente abraçou o garoto e disse que não estavam seguros ali, pois algum vizinho amedrontado poderia denunciá-lo. Tom pedalou por sete quilômetros para a casa do tio de Jimmy e o deixou o garoto lá, dizendo que voltaria em breve para buscá-lo.

Tom Omach mandou uma email para Família de Ryan e todos ficaram preocupados com a situação, não conseguiam dormir e queriam que Jimmy viesse para Canadá o quanto antes. Depois de um plano bem sucedido, Jimmy finalmente chegou ao Canadá e foi morar na casa de Ryan. A permanência definitiva no país não foi nada fácil. Depois de muita papelada, empréstimo feito pela família Hreljac para contratar advogado e audiência com o juiz, Jimmy felizmente estava regularizado no país e podia ficar.

Hoje em dia, Jimmy é um membro permanente da família Hreljac, concluiu o ensino médio e se adaptou bem a nova língua e ao pais. Ele é o braço direito de Ryan na Fundação (Ryan’s Well Foundation - https://www.ryanswell.ca), fazendo apresentações e oferecendo seu conhecimento no mundo todo sobre questões da água.

A Fundação de Ryan

A Ryan’s Well Foundation, criada em 2001, hoje com quase 15 anos. Ajudou a construir mais de 2,000 poços e 1,000 latrinas, levando água potável e serviços de saneamento básico para mais de 1,000,000 pessoas.

Ryan é reconhecido pela UNICEF como Líder Global da Juventude e continua dedicado e empolgado com seu trabalho na Fundação, dando palestra em vários países, escolas, igrejas, clubes, eventos e conferências, falando de forma apaixonada sobre a necessidade de água limpa em todo o mundo. Ensina também a população local a cuidar corretamente dos poços e da água.

Link YouTube | Confira o grande evento feito para Ryan quando ele retornou a Uganda em 2014: https://youtu.be/iXpxJmyMJUQ

No site da fundação é possível fazer doações, conhecer os projetos e até receber dicas, passo a passo de como fazer seu próprio projeto e arrecadar fundos. Nem a distância é problema, pois eles também realizam palestra por Skype, basta entrar em contato.

Fundação Ryan - https://goo.gl/iuHpmh
Wikipedia - https://goo.gl/XOvlkR
Parte do conteúdo extraído do blog papodehomem

#africa #ryanhreljac 

Nenhum comentário:

Postar um comentário